Aproxima-se o dia e o caos cai-nos em cima; escolher de milhares de inscrições a melhor plateia possível; lidar com a crónica falta de dinheiro, as cunhas de pedidos para um amigo, gerir oradores e desistências, treiná-los no modelo Ted Talks; pormenores como o catering, hotéis, transportes, programa de festas,…enfim espero que toda a fantástica organização consiga produzir o evento para o qual tanto trabalhou, e que espera seja o melhor de sempre na vida de quantos foram afortunadamente seleccionados!
E, numa perspectiva muito pessoal, o o melhor das conferências TED e TEDx nem são os talks, são os breaks e networking.
Lembro-me bem do meu espanto em 2009 no TEDGlobal2009, como um autêntico parolo, deslumbrar-me por me sentar ao lado de Gordon Brown, jantar com a Cameron Diaz, conversar com Jeff Bezos…e tantos outros.
Um em particular, Sam_Morgan aparece de jeans, 30 e poucos anos com ar de geek: Pergunto-lhe de onde é e o que faz e ele responde “From New Zealand, nothing special”; pois, era bilionário tinha acabado de vender a sua plataforma de comércio electrónico a um grupo de media gigante na Oceânia!
E para estes breaks é preciso um espírito e atitude muito particulares: assumir que ali somos todos iguais e não há doutores, professores ou outros ores quaisquer; saber fazer um pitch pessoal muito curto, pois todos querem conhecer muitas pessoas, e por isso as palavras do badge são tão importantes; quem sou, o que faço e de onde venho, o que compro e vendo, em que estou interessado, quais são os meus projectos principais, num tempo não superior a 2 minutos; é preciso alguma prática; e devemos evitar estar com amigos e conhecidos e convém esforçarmo-nos em ir à procura do desconhecidos; quantos mais melhor; e não faz mal pedir, sugerir, oferecer, o que quer que seja, mas por favor evitar ser chato;
Conscientes e profissionais do vosso pitch pessoal, convém também aparecer com bom aspecto e com muitos cartões de visita.
Mais informação sobre o TedxOporto
Até já






